materiais superduros abrasivos

Quais abrasivos usar para aplicações em materiais superduros?

O que são materiais superduros?

Um material superduro é aquele com um valor de dureza superior a 40 GPa. Dentre eles estão o Ferro, Aço, Alumínio, Prata e Ouro.

 

Qual abrasivo escolher para materiais superduros?

Sempre é importante selecionar o tipo certo de abrasivo para cada material e para cada objetivo. Existem várias opções disponíveis no mercado, incluindo abrasivos com diferentes tamanhos de grão e estruturas cristalinas. Por isso é importante que você verifique as especificações do fabricante para garantir que você escolha o abrasivo correto para o seu material de trabalho.

O indicado é selecionar um abrasivo com grau de dureza superior ao do material com que vai trabalhar. Isso é possível conferir nas especificações do produto, fornecidas pelo fabricante. A SAIT, por exemplo, possui abrasivos com tecnologia italiana de diferentes materiais e específicas para cada procedimento.

Depois de selecionar o abrasivo correto para o seu material, verifique se a sua ferramenta é compatível com o abrasivo e indicada para o procedimento que irá realizar. É importante que as ferramentas sejam escolhidas de acordo com a aplicação desejada e com as especificações do abrasivo.

Segurança

Ao utilizar abrasivos, é importante seguir as precauções de segurança. Certifique-se que o abrasivo está dentro da data de validade e tenha passado por testes de qualidade, como os recomendados pela FEPA e OsA. Além disso, lembre-se de usar equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção, luvas e máscaras respiratórias, pois o pó do abrasivo pode ser irritante para a pele e as vias respiratórias. Além disso, mantenha a área de trabalho limpa e organizada para evitar acidentes.

Durante o processo, mantenha a velocidade de trabalho consistente e evite aplicar muita pressão na ferramenta. Isso pode reduzir a vida útil do abrasivo e aumentar o risco de quebra. Ao mesmo tempo, evite usar uma velocidade excessivamente alta, pois isso pode gerar calor excessivo e danificar o abrasivo.

Por fim, faça a manutenção regular da sua ferramenta e do abrasivo para garantir o máximo desempenho e durabilidade. Limpe a ferramenta e o abrasivo regularmente, verifique se há desgaste ou danos e substitua-os conforme necessário.

A SAIT Abrasivos, oferecemos uma ampla gama de abrasivos para atender às suas necessidades de corte e desbaste de materiais superduros. Entre em contato conosco e saiba mais sobre!

 

 

Rolar para cima