fbpx

SAIT Abrasivos

Disco de corte fino ou 3mm: qual é o melhor?

Já ficou em dúvida na hora de optar pela espessura do disco de corte? Então esse artigo é para você.

A espessura do disco influencia diretamente na velocidade e na qualidade do corte. Na grande maioria das aplicações, quanto mais fino for a espessura do disco, mais preciso e rápido será o seu corte. Isso acontece porque ao optar por um disco mais fino, a área de contato entre ele e o material é menor, necessitando de menor pressão aplicada, otimizando a velocidade no momento do corte e produzindo um menor aquecimento e menor quantidade de rebarba da peça.

Qual opção escolher?

A espessura de 3mm foi um padrão no ramo dos abrasivos durante muitos anos. Por ser mais encorpado, ganhou a confiança dos usuários por sugerir suportar cortes pesados sem quebrar. No entanto, com a evolução na tecnologia nos abrasivos, disco de corte com espessuras mais finas começaram a se destacar, de 2,0mm, 1,0mm ou até mesmo de 0,8mm. Obviamente que, por motivos de segurança, se respeitam os limites entre o diâmetro externo do disco e a sua espessura. Hoje já existem diversos testes que comprovam a confiabilidade de discos finos.

Vantagens de usar o disco finos

– Menos vibração

– Facilidade de controlar o corte

– Menor aquecimento do material

– Menor rebarba = menos desperdício de material

– Corte mais rápido = mais produtividade

– Demanda menos esforço do operador

– Redução no desgaste do equipamento

Para os profissionais que prezam pela qualidade, é inegável o quanto o disco fino pode ser superior ao de maior espessura, tanto em questão de precisão e qualidade no corte, quanto de velocidade e vida útil.

Agora que você já sabe como escolher o material ideal para sua empresa, aproveite para conhecer a linha de discos da SAIT, uma das mais importantes produtoras de abrasivos no panorama europeu e mundial.

Precisando de abrasivos, conte com a SAIT!

Rolar para cima