5 equipamentos de proteção imprescindíveis para sua funilaria

Você já deve ter ouvido falar dos EPIs, os famosos Equipamentos de Proteção Individual, necessários para a prevenção de acidentes. O uso destes equipamentos é obrigatório na execução de tarefas em diversas empresas, e as funilarias não são exceção.

Determinados pela Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), esses itens devem ser oferecidos pelo empregador aos colaboradores, assim como treinamentos e orientações quanto ao uso correto e manutenção.

Conheça agora 5 EPIs imprescindíveis e descubra se você os está utilizando corretamente em sua funilaria:

1. Óculos de segurança

Os óculos de proteção são um dos equipamentos mais imprescindíveis na rotina de uma funilaria, pois servem para evitar que materiais como tintas, solventes e fagulhas vindos do processo de lixamento do veículo entrem em contato com os olhos. Os riscos de não utilizar esse EPI é alto, incluindo cegueira e outros danos oculares permanentes.

Dica: Mesmo os profissionais que não estão diretamentes envolvidos no serviço devem utilizar óculos de proteção, visto que os estilhaços podem voar longe.

2. Máscara de proteção

A utilização de máscara de proteção também é fundamental em uma oficina de funilaria. Vale ressaltar aqui que, apesar de parecer uma medida básica, muitas vezes ela é executada de forma errônea, já que máscaras de tecido não são adequadas para todos os serviços.

Existem diferentes máscaras para cada serviço executado: para soldas é preciso uma com proteção contra gases tóxico, já para a pintura é necessário um modelo com carvão ativado.

3. Luvas de proteção

Ainda que alguns modelos de luvas possam ser incômodos no manuseio do dia a dia, jamais deve-se executar qualquer serviço sem esse EPI.

Assim como as máscaras, existem modelos diferentes de luva para cada finalidade. Para pintura, devem ser utilizadas luvas impermeáveis, já em operações de corte ou solda é fundamental o uso de um modelo em couro, eficaz na proteção contra estilhaços.

4. Protetor auricular

Funilarias costumam ser ambientes muito barulhentos, misturando ruídos de pistolas de tinta, serras, compressores e marteladas em metais. Por isso, o uso de protetores auriculares se faz extremamente necessário, a fim de preservar a saúde auditiva de seus colaboradores.

5. Roupas e calçados adequados

Um EPI muitas vezes deixado de lado são as roupas e calçados adequados. Utilizá-los, além de trazer profissionalismo a seus serviços, também auxilia na proteção corporal contra materiais cortantes e produtos químicos.

No processo de pintura, por exemplo, é recomendado a utilização do macacão de tyvek, já durante os processos de solda ou corte, o ideal é utilizar um avental de couro espesso.

[Dica Bônus] Invista na segurança de seus colaboradores

De nada adianta utilizar todo o equipamento de segurança, se você e seus funcionários não conhecerem a fundo o funcionamento de cada equipamento e não possuírem treinamento de segurança para a utilização dos materiais.

A dica aqui é fazer parcerias com empresas que oferecem esse tipo de treinamento. A SAIT, por exemplo, oferece treinamento de segurança gratuito para empresas que adquiram os produtos das linha carroceria, metal ou madeira.

Precisando de abrasivos, conte com a SAIT!