SAIT Abrasivos

Como armazenar abrasivos flexíveis da maneira correta

É importante entender o quanto é indispensável um correto armazenamento dos abrasivos flexíveis, dado que, em se adotando as recomendações acerca do armazenamento, se possibilita o uso sem inconvenientes ou perigos e, também, otimiza a vida útil dos abrasivos. Portanto, não se atentar as indicações de armazenamento, não somente altera a segurança dos produtos, expondo a perigos os operadores, mas provoca uma notável piora no rendimento do produto abrasivo.

Todos os suportes com os quais são fabricados os abrasivos flexíveis são sensíveis às bruscas variações climáticas e ambientais, assim, adquirem ou perdem umidade segundo os valores de temperatura e umidade relativa dos ambientes de conservação.

A fim de garantir a máxima segurança e para otimizar o rendimento, aconselha-se o armazenamento dos abrasivos flexíveis nas seguintes condições:

Temperatura: entre 15 e 25 ºC

Umidade relativa: entre 55 e 75%

Ainda, recomenda-se evitar a permanência dos abrasivos flexíveis próximos a fontes de calor, sobre pavimentos frios e úmidos, dos quais podem absorver umidade. Igualmente, não devem ser submetidos a luz direta do sol.

Com vistas a garantir rigorosamente a máxima proteção dos abrasivos flexíveis, é necessário que os mesmos sejam armazenados nas embalagens originais até o momento de serem utilizados. Uma vez retirados das embalagens, devem ser armazenados de modo a evitar possível deformação.

Os abrasivos flexíveis devem ser manipulados com extrema precaução, no intuito de preservá-los evitando danos, como: rasgos, dobras e vincos.

Condições particulares de armazenamento:

1. Papel ou tecido abrasivo

  • Correia Larga e Segmentada: uma vez retiradas da embalagem devem ser suspensas sobre suportes cilíndricos de diâmetro não inferior a 50 mm, para evitar dobras ou outros possíveis danos. E, antes do uso, devem permanecer no climatizador pelo período mínimo de 24 horas. 

Recomenda-se a quantidade máxima de 03 correias por cilindro.    

Em nenhum uma situação deve-se pendurar as correias em ganchos ou pregos. Além disso, após o uso nas máquinas e em condições de reutilização, os abrasivos flexíveis devem ser condicionados novamente no climatizador. 

  • Rolos:Devem ser armazenados horizontalmente nas embalagens originais, e nunca sobrepostos, para evitar possíveis danos das bordas.
  • Produtos para uso a úmido: é necessário que os produtos impermeabilizados e resistentes a água não fiquem contato com os líquidos refrigerantes, se não pelo tempo necessário de trabalho. 
  • Rodas lamelares: quando não utilizadas, devem ser armazenadas horizontalmente ou suspensas, com intuito de evitar que o mesmo peso possa deformar de modo permanente. 

2. Discos de fibra

 Os discos de fibra devem ser conservados nas embalagens originais até o início da utilização. Depois de retirar a quantidade necessária da embalagem, esta deve ser novamente fechada de modo bem justo, tendo a função press-discos. Em todos os casos, o sistema de prensa serve para evitar que os mesmos cedam ou absorvam excesso de umidade. 

E lembre-se, precisando de abrasivos de qualidade, conte com a SAIT!

Rolar para cima