Acabamento perfeito em plástico. Em nosso Blog, sempre falamos de como ter um bom acabamento, melhores abrasivos para finalização. Porém, focamos na maioria das vezes, em superfícies metálicas. Entretanto, hoje vamos mostrar como conseguir um melhor acabamento em superfícies plásticas.
Corte
Normalmente, peças plásticas são cortadas com guilhotina ou por estiletes. Não é muito comum utilizar discos de corte para plásticos. Entretanto, para cortes específicos, utilize discos com ligas de tungstênio. No nosso catálogo de produtos, você encontra alguns abrasivos que podem ser utilizados no material.
Lixamento
O processo de lixamento consiste em retirar uma certa quantidade de material de uma peça a fim de obter uma forma ou uma condição de superfície determinada. O processo pode ser dividido em três etapas:
- Lixamento de acabamento perfeito em plástico
Lixe levemente a superfície já finalizada, a fim de retirar imperfeições finais. Deve ser feito com uma lixa superfina.
- Lixamento de desbaste
Retire uma quantidade considerável de material, a fim de eliminar grandes defeitos.
- Lixamento superficial
Leve lixamento para regularizar a superfície do material.
Ao trabalhar com plástico, escolha as lixas d’água. Pois como precisam estar úmidas para maior eficiência, ocorre o controle de temperatura durante o processo. Portanto contribuindo para resultados consistentes e um acabamento impecável em peças plásticas.
Acabamento
Para um bom acabamento da superfície é obrigatório começar com uma lixa mais grossa e, depois, finalizar com a lixa mais fina.
Assim sendo, inicie com uma lixa mais grossa. Ela proporciona a remoção eficaz de irregularidades e imperfeições mais evidentes. Em seguida, mude para uma lixa mais fina. Pois a superfície plástica atinge um nível de suavidade e uniformidade desejado. Esse método gradativo assegura não apenas a eliminação de defeitos, mas também a criação de uma textura final refinada.
Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa equipe especializada e confira as utilidades SAIT Abrasivos.