Disco de corte fino ou 3mm: qual é o melhor?

Disco de corte fino ou 3mm: qual é o melhor?

 

Já ficou em dúvida na hora de optar pela espessura do disco de corte? Então esse artigo é para você.

A espessura do disco influencia diretamente na velocidade e na qualidade do corte. Ou seja, na grande maioria das aplicações, quanto mais fino for a espessura do disco, mais preciso e rápido será o seu corte. Isso acontece porque ao optar por um disco mais fino, a área de contato entre ele e o material é menor. Assim sendo, necessita de menor pressão aplicada, otimiza a velocidade no momento do corte e produz um menor aquecimento e menor quantidade de rebarba da peça.

Qual opção de discos de corte escolher?

A espessura de 3mm foi um padrão no ramo dos abrasivos durante muitos anos. Assim sendo, por ser mais encorpado, ganhou a confiança dos usuários por sugerir suportar cortes pesados sem quebrar. No entanto, com a evolução na tecnologia nos abrasivos, disco de corte com espessuras mais finas começaram a se destacar. Portanto, espessuras de 2,0mm, 1,0mm ou até mesmo de 0,8mm ganharam espaço. Obviamente que, por motivos de segurança, se respeitam os limites entre o diâmetro externo do disco e a sua espessura. Hoje já existem diversos testes que comprovam a confiabilidade de discos finos.

Vantagens de usar o discos de corte finos

– Menos vibração;

– Facilidade de controlar o corte;

– Menor aquecimento do material;

– Menor rebarba = menos desperdício de material;

– Corte mais rápido = mais produtividade;

– Demanda menos esforço do operador;

– Redução no desgaste do equipamento.

Assim, para os profissionais que prezam pela qualidade, é inegável o quanto o disco fino pode ser superior ao de maior espessura. Isso tanto em questão de precisão e qualidade no corte, quanto de velocidade e vida útil.

Agora que você já sabe como escolher o material ideal para sua empresa, aproveite para conhecer a linha de discos da SAIT, uma das mais importantes produtoras de abrasivos no panorama europeu e mundial.

Precisando de abrasivos, conte com a SAIT!

Rolar para cima