Se você está tendo problemas com discos de corte ou tem sofrido com acidentes constantes em sua empresa, esse texto é para você! Iremos te ajudar a descobrir porque seu disco quebrou e como evitar que isso aconteça novamente:
1. Utilização do disco errado
Só porque um disco se encaixa no equipamento, não significa que ele seja adequado para a operação. É bastante comum encontrar pessoas tentando a sorte com discos de corte maiores do que seus equipamentos.
Por motivos de segurança e para evitar falha do disco, o tamanho e RPM máximo do abrasivo devem ser respeitados e compatíveis com as especificações do equipamento. Também escolha discos harmonizem com o tipo de material, isso aumentará o desempenho e garantirá a segurança do operador.
2. Aplicação de pressão excessiva
Quando você quer que a ferramenta corte mais rápido, é muito comum colocar mais pressão sobre ela. No entanto, isso resultará no efeito oposto e reduzirá o desempenho, além de colocar em risco sua segurança. A pressão adicional gera calor, fazendo com que o disco se quebre ou falhe mais rapidamente.
Como saber se está aplicando muita pressão? Uma indicação é a queda audível no RPM. Se você ouvir a queda de rotações da ferramenta ou sentir o motor tensionar e ficar preso, é provável que esteja aplicando pressão excessiva.
3. Ângulo incorreto
A posição e o ângulo da ferramenta em relação à peça de trabalho são fundamentais para que o abrasivo tenha um bom desempenho. Operar num ângulo não recomendado pode colocar uma quantidade significativa de tensão no abrasivo, levando à redução do desempenho e possível falha do produto.
Discos de corte devem ser usados em um ângulo de 90° perpendicular à peça.
4. Armazenamento incorreto
Os discos de corte são fabricados com ligantes em resina e enchimentos para unir o abrasivo, tais componentes são sensíveis ao excesso de umidade e calor, e podem deformar se expostos a condições extremas.
A fim de preservar as suas características e garantir o rendimento esperado, a melhor prática é armazenar os discos de corte em locais limpos e secos, longe de água ou produtos químicos. Os produtos rígidos devem ser armazenados em ambientes com temperatura a cerca de 20°C (68° F) e umidade relativa a cerca de 65%.
Precisando de abrasivos nos quais você possa confiar? Conte com a SAIT!
Nossa linha de abrasivos utiliza tecnologia italiana para oferecer uma performance premium, resultando em uma qualidade muito superior.