A produção industrial do país está começando a se recuperar, e já apresenta 24% de crescimento em comparação com maio de 2020. Entre os estados pesquisados pelo IBGE, Goiás teve o maior avanço (4,8%).
Alguns ramos industriais, como as indústrias metalúrgica, farmacêutica e química, estão na dianteira da retomada, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). No setor metalúrgico, a alta está ligada ao aumento da demanda, principalmente de aço para construção civil e também por conta do mercado internacional, com a volta do apetite de grandes economias, como China e Estados Unidos. Essa busca deve se intensificar ainda mais nos próximos meses.
Com a retomada da atividade econômica, houve também a retomada da competitividade típica do mercado industrial, fazendo com que empresários do ramo voltem cada vez mais seus radares para a qualificação de seus processos, em face ao receio de estagnar e acabar sendo deixado para trás.
Nesse cenário, a otimização de etapas e a busca por novos fornecedores torna-se imprescindível para indústrias que querem navegar nos mares do pós-pandemia. A palavra da vez é modernização.
Quer estar por dentro das novidades do mercado industrial? Siga nosso Instagram.