Guia de compra para lixas: 5 pontos a avaliar antes de comprar

Grandes projetos demandam um estudo detalhado de cada processo da produção, desde o custo da mão de obra até os materiais envolvidos, no entanto, de nada adianta se todo o seu trabalho pode ser apagado por uma qualidade final ruim, como, por exemplo, um acabamento superficial da peça defeituoso, afinal, na maioria das vezes, é o acabamento que define a primeira impressão do cliente sobre seu trabalho. 

Uma vez que você tenha em mente o poder de um bom lixamento é hora de avaliar 5 características antes de comprar suas futuras lixas:

 

1) Grão abrasivo/mineral 

Existem tipos diferentes de minerais abrasivos e cada qual para uma aplicação específica, pois variam em suas características físicas, como dureza e resistência ao desgaste. 

As opções de minerais são: óxido de alumínio, carbeto de silício, zircônio e o cerâmico. 

Para garantir um bom resultado de lixamento, a escolha correta do mineral é essencial, dessa forma, avalie se o tipo de material a ser lixado é compatível com o grão abrasivo escolhido. 

 

2) Flexibilidade e estabilidade

O costado de uma lixa precisa ser forte o suficiente para ser estável, mas ao mesmo tempo flexível para se mover conforme a necessidade que a operação exige. Um revestimento (papel, tecido ou fibra) de boa qualidade terá a combinação certa de estabilidade, flexibilidade e resistência mecânica.

 

3) Distribuição dos grãos

A distribuição da camada do grão abrasivo na lixa também é muito importante, seja visando obter uma alta taxa de remoção ou para um acabamento final. Para cada tipo de aplicação e também, para cada etapa do processo de lixamento, há um item específico que foi cuidadosamente selecionado e monitorado durante o processo de fabricação. Abrasivos com uma distribuição desigual dos grãos minerais, afetam a qualidade do produto acabado, deixando a superfície com marcas de imperfeições. 

 

4) Tratamentos da camada abrasiva

Existem alguns tratamentos para abrasivos revestidos (lixas), entre as principais propriedades, destacam-se: o antiempastante, que como o nome já diz, evita o empastamento precoce da camada abrasiva da lixa, o antiestático que repele a poeira proveniente do lixamento deixando o ambiente da lixadeira mais limpo e há o tratamento com refrigerante, o qual a lixa recebe uma camada adicional de material lubrificante que visa realizar um corte mais frio no lixamento de metais. 

5) Padrão/Normas de fabricação

Certifique-se sempre que os abrasivos que irá trabalhar seguem normas e padrões de segurança e qualidade. A SAIT é membro da FEPA (Federação dos Produtores Europeus de Abrasivos), isso garante alto padrão de fabricação e sustentabilidade dos abrasivos, certificado internacionalmente. 

E lembre-se, precisando de abrasivos, conte com a SAIT!