Antes de iniciar um processo de correção de pintura, seja utilizando lixas ou polimento, você deve sempre verificar a profundidade da tinta e espessura do verniz. É nessa etapa que você irá analisar o real estado de cada peça e, a partir disso, montar o melhor Set Up.
Para fazer uma análise detalhada da pintura, utilize o Medidor de Espessura.
Como medir?
- Ligue o medidor de espessura.
- Escolha uma unidade – mícrons (μm) são mais precisos.
- Certifique-se de que está calibrado – ao comprar o medidor, provavelmente você obterá algumas amostras dentro da caixa para verificar se os sensores estão calibrados.
- Encoste o sensor na superfície da peça que você deseja medir e aguarde alguns segundos para que o resultado seja exibido no display do aparelho.
- Meça a espessura de cada peça (teto, capô, portas, etc) algumas vezes, em vários pontos das peças.
Como entender os resultados?
leve em consideração que cada montadora trabalha com uma medida específica, Cada veículo é diferente, seja por conta do fabricante ou do histórico do carro, quando se trata de repintura. No entanto, existem algumas regras gerais que você pode seguir.
Lembrando que áreas mais expostas como o capô, provavelmente terão sofrido um desgaste maior em carros usados e, por isso, tendem a apresentar um verniz com espessura menor.
Como elevar a qualidade do polimento?
Além de utilizar aparelhos medidores como esse, você também deve investir em um sistema de polimento de qualidade: uma politriz de confiança, boinas de espuma e compostos abrasivos à base d’água.
A linha italiana SAITLAB, da SAIT Abrasivos, é uma das mais indicadas para quem busca polimentos de alto nível, por conta de seu rendimento superior e custo benefício espetacular.
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